sexta-feira, 14 de março de 2008

"GENEROSIDADE"

GENEROSIDADE
"Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora dez vezes mais em procurá-lo".
(Br 4,28)
"Se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo".
(Lc 19,8b)
1. CADA DIA DA NOSSA VIDA PODE SER OCASIÃO PROVIDENCIAL PARA GANHAR INTERIORMENTE A ATITUDE QUE OS DOIS TEXTOS ACIMA CITADOS NOS QUEREM ENSINAR E INCUTIR: SER MAIS, DAR MAIS, AMAR MAIS. O CRISTÃO DEVE ESTAR SEMPRE NESTA ATITUDE DE BUSCAR O MELHOR, DE QUERER MAIS, DE DESEJAR O MAIS PERFEITO, O MAIS SANTO, O QUE MAIS AGRADA A DEUS. A PRÓPRIA CRUZ, DISTINTIVO DO CRISTÃO, É SINAL MAIS (+). E O EXEMPLO DE JESUS DEVE IMPULSIONAR-NOS SEMPRE O MELHOR E AO MAIS PERFEITO. ISTO DEVE SIGNIFICAR NÃO PACTUAR COM O MAIS FÁCIL, COM O MAIS CÔMODO, COM O QUE MAIS AGRADA, MAS SIM OPTAR POSITIVAMENTE PELO MELHOR E PELO MAIS SANTO. SÃO PAULO, AO FALAR-NOS DESSE TEMA, USA A COMPARAÇÃO DO CORREDOR NO ESTÁDIO QUE, ESQUECENDO-SE DO QUE ESTÁ PARA TRÁS, É SINÔNIMO DA BUSCA CONTÍNUA DA PERFEIÇÃO DA SANTIDADE*.
(*Cf. ICor 9,24; Fl 3,13)
2. PROCURAR A DEUS COM "DEZ VEZES MAIS ZELO" IMPLICARÁ, SEM DÚVIDA, DAR-LHE MAIS TEMPO, REZAR MAIS A ELE, ESTAR COM ELE COM MAIS AMOR, DIÁLOGO E COMPROMISSO. POR COVARDIA, COMODISMO, CONFORMISMO, TIBIEZA, NÃO O PROCURAMOS COM INTENSIDADE DE AMOR, COM ZELO VERDADEIRO QUE NASCE NO CORAÇÃO QUE AMA. SE NÃO O TEMOS AMADO COM TODA A ALMA, COM TODO O CORAÇÃO, COM TODAS AS FORÇAS, DEVEMOS TENTAR FAZÊ-LO AGORA. E, COMO NOS ENSINA SANTA TERESA D'ÁVILA, É PRECISO UMA "DETERMINAÇÃO BEM DETERMINADA", OU SEJA, UMA OPÇÃO RADICAL, UMA ESCOLHA DECIDIDA. E O ENSINAMENTO DE SÃO LUCAS, POR MEIO DA ATITUDE DE ZAQUEU, COLOCA DIANTE  DE NÓS O PROCEDIMENTO DE ALGUÉM QUE ESTÁ DISPOSTO A DAR QUATRO VEZES MAIS. É O MARCO DA VERDADEIRA CONVERSÃO, DA SANTIDADE GENEROSA COM DEUS E COM OS OUTROS.
3. QUE DISPOSIÇÕES INTERIORES DE CONVERSÃO TENHO EU AO COMEÇAR O MEU DIA? DESEJO DE VERDADE QUE SEJA VIDA NOVA?  EM QUE VOU DAR MAIS A DEUS? QUAL O SETOR DA VIDA QUE PRECISA MAIS DESSE ESFORÇO DE MUDANÇA? QUE MEIOS POSSO COLOCAR PARA ALCANÇAR ESSA CONVERSÃO? QUE VOU FAZER NO CONCRETO DA EXISTÊNCIA  QUOTIDIANA? E COM O PRÓXIMO, QUE MUDANÇA DE ATITUDE ME É EXIGIDA? QUE VAI SIGNIFICAR "DAR O QUADRUPLO"? QUERO DE VERDADE, É MEU DESEJO, MINHA DETERMINAÇÃO DELIBERADA, DAR MAIS, SER MAIS, AMAR MAIS, SERVIR MAIS? COMO VOU CONCRETIZAR ESSA DETERMINAÇÃO NO AGIR QUOTIDIANO?
(Extraído de: ISBN 85-85592-70-2)

--
"...o tempo urge!"

Nenhum comentário: