segunda-feira, 30 de junho de 2008

JESUS E A MULTIDÃO (Lc 6,17-19).

JESUS E A MULTIDÃO (Mt 4,24s; Mc 3,7-11). Descendo com eles, ele se deteve num lugar plano com uma grande multidão de discípulos e uma grande massa de povo de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidon; eles tinham vindo para ouvi-lo e se fazerem curar de suas doenças; os que estavam atormentados por espíritos impuros eram curados; e toda a multidão procurava tocar nele, porque uma força saía dele e os curava a todos.
scm/.-

ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS (Lc 6,12-15).

ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS (Mt 5,1; 10,1-4; Mc 3,13-19). Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite orando a Deus; depois, quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual deu o nome de Pedro. André, seu irmão, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu. Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado Zelote, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariot, que se tornou traidor.
scm/.-

quarta-feira, 25 de junho de 2008

CURA DE UM HOMEM DE MÃO-PARALISADA, NO DIA DE SÁBADO (6,6-11).

CURA DE UM HOMEM DE MÃO PARALISADA, NO DIA DE SÁBADO (Mt 12,9-14; Mc 3,1-6). Num outro dia de sábado, ele entrou na sinagoga e ensinou; havia ali um homem, cuja mão direita estava paralisada. Os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de achar motivo para acusá-lo. Mas ele conhecia seus raciocínios; disse ao homem da mão paralisada: "Levanta-te e fica de pé aí no meio". O homem se levantou e se pôs de pé. Jesus disse a eles: "Eu vos pergunto se é permitido no dia de sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou perdê-la". Passando o olhar sobre eles todos, disse ao homem: "Estende a mão". Ele o fez, e a sua mão ficou em perfeitas condições. Eles se encheram de furor e falavam entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
scm/.-

domingo, 15 de junho de 2008

AS ESPIGAS COLHIDAS... (6,1-5).

AS ESPIGAS COLHIDAS NO DIA DE SÁBADO (Mt 12,1-8; Mc 2,23-28). Ora, num segundo sábado do primeiro mês, enquanto ele atravessava um campo de trigo, os seus discípulos arrancavam espigas, as debulhavam com as mãos e as comiam. Alguns fariseus disseram: "Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?" Jesus lhes respondeu: "Nem se quer leste o que David fez quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou os pães de proposição, deles comeu e deu a comer aos seus companheiros; aqueles pães que a ninguém é permitido comer, senão aos sacerdotes e somente a eles?" E lhes dizia: "O Filho do Homem é senhor do sábado".
scm/.-

segunda-feira, 9 de junho de 2008

QUESTÃO SOBRE O JEJUM (5,33-39)

QUESTÃO SOBRE O JEJUM (Mt 9,14-15; Mc 2,18-20). Eles lhe disseram: "Os discípulos de João jejuam com frequência e fazem orações, e, do mesmo modo, os dos fariseus; ao passo que os teus comem e bebem". Jesus lhes disse: "Acaso podeis fazer jejuar os convidados às núpcias, enquanto o esposo está com eles? Mas dias virão em que o esposo lhes será tirado, então eles jejuarão, naqueles dias". [O VELHO E O NOVO (5,36-39), (Mt 9,16s; Mc 2,21s).] Ele lhes disse ainda uma parábola: "Ninguém rasga um pedaço de uma roupa nova para pôr um remendo numa roupa velha; o novo terá sido rasgado e o remendo tirado do novo não se ajustará ao velho. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; senão, o vinho novo fará estourar os odres, e o vinho se derramará e os odres ficarão perdidos. Pelo contrário, é preciso pôr o vinho novo em odres novos. E ninguém que bebe vinho velho deseja vinho novo, pois diz: 'O velho é melhor'".
scm/.-

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O MESSIAS, FILHO E SENHOR DE DAVID

(20,41-44)
O MESSIAS, FILHO E SENHOR DE DAVID (Mt 22,41-45; Mc 12,35-37). Ele lhes disse então: "Como se pode dizer que o Messias é filho de David, visto que o próprio David diz no livro dos Salmos: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direira, até que eu tenha posto os teus inimigos como escabelo sob teus pés? Assim David o chama Senhor. Então como pode ser ele o seu filho?"
scm/.-