sexta-feira, 16 de maio de 2008

VOCAÇÃO DE LEVI E CHAMADO AOS PECADORES (5,27-32)

VOCAÇÃO DE LEVI E CHAMADO AOS PECADORES (Mt 9,9-13; Mc 2,13-17). Depois disso, ele saiu e viu um colector de impostos, chamado Levi, sentado à mesa da colectoria. Ele lhe disse: "Segue-me". Deixando tudo, ele se levantou e se pôs a segui-lo.
Levi fez para Jesus um grande festim em sua casa; e lá estava toda uma multidão de colectores de impostos e de outras pessoas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: "Por que comeis e bebeis com os colectores de impostos e os pecadores?" Jesus, tomando a palavra lhes disse: "Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes. Eu vim chamar não os justos, mas os pecadores, para que eles se convertam".

scm/.-

quinta-feira, 8 de maio de 2008

CURA DE UM PARALÍTICO (5,17-26)

CURA DE UM PARALÍTICO, SINAL DE PERDÃO (Mt 9,1-8; Mc 2,1-12). Ora, um dia em que ele estava ensinando, havia na assistência fariseus e mestres da lei que vieram de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, como também de Jerusalém; e o poder do Senhor atuava para fazê-lo operar curas. Vieram pessoas trazendo numa padiola um homem que estava paralisado; eles procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele; e como, por causa da multidão, não viam por onde fazê-lo entrar, subiram ao telhado e, através das telhas, fizeram-no descer com a sua padiola no meio da assistência, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: "Teus pecados te são perdoados". Os escribas e os fariseus se puseram a raciocinar: "Que homem é esse que fala blasfêmias? Quem pode perdoar os pecados senão Deus somente?" Mas Jesus, percebendo-lhes os raciocínios, lhes disse: "Por que raciocinais em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer: 'Teus pecados te são perdoados' ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar os pecados -- ele disse ao paralítico: Eu te digo, levanta-te, apanha a tua padiola e vai para casa". No mesmo instante, este se levantou diante deles, pegou o que lhe servia de cama e partiu para casa, glorificando a Deus. O êxtase se apoderou de todos e eles glorificavam a Deus; cheios de temor diziam: "Hoje vimos coisas extraordinárias".
scm/.-

sábado, 3 de maio de 2008

PURIFICAÇÃO DE UM LEPROSO (5,12-...)

PURIFICAÇÃO DE UM LEPROSO. Ora, quando Jesus estava numa dessas cidades, um homem coberto de lepra se achava lá. Ao ver Jesus, ele caiu de face em terra e lhe fez este pedido: "Senhor, se queres, podes purificar-me". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, sê purificado", e no mesmo instante a lepra o deixou. Então Jesus lhe ordenou que não falasse disso a ninguém: "Vai antes mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferenda pela tua purificação, como o prescreveu Moisés: nisto eles terão um testemunho". Falava-se de Jesus cada vez mais, e grandes multidões se reuniam para ouvi-lo e para se fazerem curar de suas doenças. E ele se retirava aos lugares desertos e rezava.
scm/.-